quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ASSESSORIA NA SEGURANÇA DE EXECUTIVOS

                                   SEGURANÇA DE EXECUTIVOS
           O crime de extorsão mediante seqüestro no Brasil na totalidade dos casos, sempre visou obter vantagem monetária ( recursos financeiros), ou seja, não existe grupos políticos ou terroristas que atualmente realizam este tipo de crime por motivos políticos , religiosos ou ideológicos.  No passado o alvo principal era grandes executivos, com o passar dos anos o perfil das vítimas foi modificando conforme a seguir : executivos, empresários, celebridades, classe média profissionais liberais, familiares de famosos. Hoje, nos dias atuais houve um banalização do crime.
            O seqüestro profissional planejado por quadrilhas especializadas é bem diferente de  um  seqüestro-relâmpago modalidade de crime que também tem assustado a população. Os delinqüentes ao agirem são frios, calculistas,  planejam a ação, em muitos casos estudam detalhes de suas vítimas. Os seqüestradores podem ser de vários segmentos da sociedade, em alguns casos o crime tem envolvimento de algum parente ou pessoa ( empregado)  próxima a vítima, que repassa as informações do cotidiano do alvo escolhido.
             A rotina no cotidiano dos executivos do suposto alvo é um dos fatores principais observados pelos criminosos, dando condições para o delinqüente planejar seus ataques acertadamente. Freqüentar os mesmos lugares como bares e restaurantes, outras atividades como o mesmo local, itinerários, horário de ida a trabalho e retorno.
            “A dica é sair da rotina e evitar ser rotineiro em tudo que puder”, utilizar itinerários alternativos e diversificado, sair de casa e chegar em horários diferentes, ir ao trabalho e sair em horários variados.  Lembre-se: “A conscientização dos riscos de ser alvo de seqüestro é fundamental, aliado a procedimentos seguros tornar-se fator importante para dificultar a ação dos criminosos.

           
Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal
siderleyandrade@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário