quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SEGURANÇA NA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

   Durante a contratação de funcionários a maioria das vezes o contratante está mais preocupado em colocar o mais rápido possível uma empregada doméstica ou um motorista particular, do que fazer um levantamento e pesquisa de antecedentes do futuro contratado.  Tem pessoas que contratam funcionários e não sabem nem o nome completo, não sabe onde mora, nem o que fazia, não consta nem mesmo o emprego anterior.
 A prática de colocar um estranho na sua residência ou empresa  sem chegar os antecedentes, pode estar colocando sua segurança em risco.        No cotidiano com a família, os funcionários acabam criando um vínculo e conhecem toda a rotina da família, o que favorece no caso do contratado estar mal intencionado.
       Veja as recomendações antes de contratar:
-          Solicite todos os documentos pessoais ( RG, CPF, CNH, Titulo de eleitor, etc) ;
-          Apresentação do antecedentes criminais atual;
-          Referências do último emprego, acompanhado do endereço, telefone e contato com a pessoa responsável por tais informações;
-          Realize uma entrevista e anote todas as informações possíveis, verifique se as informações passadas são verdadeiras, consultando as referências do contratado;
-          Guarde todos as cópias dos documentos e informações em um lugar seguro;
-          Caso você não tenha tempo de chegar tais informações, contrate uma pessoa ou empresa para a consulta e uma investigação social do contratado.

Lembre-se : “A necessidade de se contratar funcionários com pressa ou sem consultar nada, pode prejudicar a sua segurança e de sua família.”

Siderley  Andrade de Lima, consultor de segurança pessoal, 
siderleyandrade@yahoo.com.br

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